quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


A FOMT social

Hoje percebi algo... sobre as redes sociais... dentre todas as suas utilidades, para a maioria de seus usuários, servem primeiramente para preencherem algum vazio, seja ele provocado pelo tédio de não fazer nada, seja para expor pras pessoas uma realidade “ligeiramente” diferente da sua vida, ou para ficarem a par de realidades alheias. Dificilmente são utilizadas para manterem contatos com pessoas ou parentes que moram longe, mas sim para com aqueles que nós podemos caminhar até a casa para termos uma boa conversa. Dificilmente “logamos” para nos atualizar de acontecimentos importantes no mundo, mas sim para sabermos se Luíza já voltou ou não do Canadá, ou para querermos parecer interessantes ao criticar quem posta esse tipo de coisa e nos sentir “Os Cultos” por não curtirmos isso.

Uma coisa merece ser sabida por quem utiliza quaisquer umas dessas mídias: o termo REDE SOCIAL já indica que todo tipo de assunto pode ser exposto, qualquer manifestação. O fato é que muitos a utilizam para ESCANCARAR ou ESFREGAR um ponto de vista na cara da “sociedade hipócrita” esquecendo-se que também pertence a essa sociedade e aí, consequentemente, presencia-se preconceitos e mais preconceitos nos posts ou comentários.  Para os que o uso é cotidiano, é algo condicionado ligar o computador e automaticamente entrar na rede, mas é  fundamental saber se expor, bem como  expor o outro, esteja ele próximo ou distante, amigo ou uma celebridade que só conhecemos pela TV. Não preciso nem mencionar os perigos que estão envolvidos na falta da precaução na disponibilidade de informações pessoais, pois a mídia já anda cheia de exemplos, ainda mais pelo fato de crianças, com cada vez menos idade, terem acesso à mídia social.

Em resumo, acredito que para cada pessoa o uso das redes sociais é feito para várias finalidades, segundo seu estado de espírito.  Hoje pode ser para o entretenimento, amanhã para a comunicação, de fato, depois de amanhã      por falta do que fazer e próxima semana pelo impulso mesmo.  O fato é que não se deve trocar a comunicação oral, presencial pela digital, nem o olho no olho por um emoticon. Não devemos desprezar nossa capacidade de nos expressar para as pessoas limitando-a apenas ao uso do teclado de um computador. 
As redes sociais são muito importantes em diversos aspectos, mas os contatos proporcionados por uma boa conversa tendem a aproximar mais verdadeiramente as pessoas.

0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t