sexta-feira, 5 de agosto de 2011


A melhor RELIGIÃO

“Religião, futebol e política são coisas que não adianta discutir”. Não poderia discordar mais desta mentira deslavada. É interessante sim discutir essas questões (como diria aquele provérbio que até no programa do Chaves é citado: “Da discussão nasce a luz!”), pois elas ampliam não só nosso conhecimento acerca de cada um desses temas, mas ampliam também nosso conhecimento de mundo.  E tratando-se de Religião então...

Começando pela pergunta maliciosa do frei Leonardo Boff (um dos principais defensores da Teologia da Libertação) feita ao líder budista Dalai Lama: - ‘Santidade, qual é a melhor religião?’ Ao que lhe foi respondido sabiamente: - ‘A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.’

Mas afinal de contas, o que nos faz melhor? O que é capaz de nos tornar mais sensíveis, desapegados, humanitários, enfim, mais amorosos com os outros. Infelizmente, a maioria das pessoas procuram em suas religiões, seja ela o Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, etc., a SUA suposta "salvação", não atentam em tornarem-se pessoas melhores. Vivem suas vidinhas provendo o bom e o melhor pra SI, pra SUA família e ponto. É algo como: - Eu vou me salvar, você que se exploda... Esquecem que a conotação de “O PRÓXIMO” se estende para além das paredes da sua casa, do seu círculo de amigos e abrange toda a humanidade. O respeito deve prevalecer sobre as diferenças. Não consigo imaginar o conceito de Paz Interior apenas comigo mesmo, se quem está do meu lado não está em Paz. Aliás, questões grandiosas como esta vão além das fronteiras da religião, pois DEUS É AMOR!!!

RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Elas são um fenômeno inerente a cultura humana, uma vez que nunca houve registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.

Elas têm importância sim na sociedade, pois grande parte de todos os movimentos humanos significativos foram impulsionados por elas, várias guerras (geralmente as mais terríveis) tiveram legitimação religiosa. Além disso, diversas estruturas sociais foram definidas com base nelas e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos que, durante a maior parte da história da humanidade, estiveram vinculados ao poder político e social.

Não esquecendo que em todas elas existem pessoas que se doam verdadeiramente à proposta da caridade, mas também há HIPÓCRITAS (e muitos) que se utilizam das suas mensagens, doutrinas ou status que lhe foi conferido para alcançar interesses pessoais. Deve-se prezar sempre pelo EQUILÍBRIO e lembrar que elas foram feitas por homens, e por isso não são perfeitas (aliás possuem páginas vergonhosas em sua história). Mas é pelo lado maravilhoso delas que o fiél a ESCOLHE E ACOLHE como sua. As mensagens contidas nos livros sagrados (no caso das religiões que os possuem) devem ser adaptadas aos contextos sociais e não serem impostas. Acredito que a espiritualidade deve ser vivenciada no dia-a-dia do fiel, caso contrário, esta ficará estéril.  
Enfim, sejam elas monoteístas, politeístas, panteístas, whatever, ninguém possui o direito de desprezar, maltratar ou IMPÔR sua crença a outros de crenças diferentes. Se a religião tem o objetivo de nos religar à Deus, temos que estar empenhados em nos tornar melhores a cada dia.

“O nosso respeito para com os homens deve ser proporcional ao amor que temos à DEUS.”
 (Pe. Fábio de Melo)
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t