sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Seja o que for, seja original


Apesar do título do post, este não é um comercial do Guaraná Antarctica, mas sim um desabafo sobre certas situações ou pessoas que tentam nos moldar a um estilo de vida diferente em maiores ou menores proporções. A INDIVIDUALIDADE difere do EGOÍSMO, uma vez que consiste na manifestação de seus gostos, afinidades, estilo e personalidade próprios. É claro que certos aspectos de nossa vida são uma releitura de coisas já vivenciadas: nosso estilo de se vestir, por exemplo. Nós somos influenciados por tudo que vemos, ouvimos, presenciamos e vivenciamos, aliás, nossa autenticidade e originalidade são formadas pela junção de tudo isso, da maneira como conduzimos estas experiências em nossas vidas.


Querer ser diferente, portanto, não indica uma atitude de egoísmo, nós somos diferentes e justamente por isso somos todos iguais (contradições à parte). E a qualquer um que questione o nosso jeito de ser, me remeto ao livro de Diego Fernandes (que ganhei de natal da minha mãe) que tem como título “Fala sério! É proibido ser diferente?” e indico por ser um de ótima leitura, principalmente para aqueles que estão em busca da sua identidade.
Enfim, mesmo que tenhamos sido um dia reprimidos, muitas vezes, por gostos musicais que diferiram do convencional, pela maneira peculiar de nos vestirmos, pela orientação sexual "incomum" ou por freqüentarmos grupos de amigos que não estão no topo da popularidade, foi justamente isso que te definiu como VOCÊ nessa época. A cada dia nós mudamos, não somos mais os mesmos, mas com certeza, não somos os outros. Eu continuo sendo EU só que mais aperfeiçoado. A vida nos aperfeiçoa constantemente ou, no caso de você abrir mão de quem você realmente é, lhe estraga constantemente. As escolhas são nossas, assim como as renúncias e é isso que nos definem como pessoa e que faz com que tracemos nossa trajetória neste curto espaço de tempo chamado VIDA.
Por isso, nunca sinta vergonha de um gosto peculiar que acha que só você tem. Nem faça coisas que não acha legal só para estar na onda do restante da galera. Cada um deve ter sua IDENTIDADE bem definida, mas é claro que isso não te dá o direito de tentar forçar os outros a serem iguais a você. Devemos respeitar as diferenças, pois elas são uma verdadeira riqueza para nós, indivíduos de uma mesma raça, a HUMANA.   
 
4

4 comentários:

Guilherme Santana disse...

Ainda acrescentaria que um problema bem maior para sociedade é o INDIVIDUALISMO que é mais nocivo as relações pois se trata de um desvio de conduta de forma consciente. Além de acreditar em suas idéias egoístas, o indivíduo ainda se afasta dos que não a aceitam..

Lusiana Farias disse...

Muito bem lembrado, Gui. A aceitação das diferenças deve ser um exercício diário, tendo em vista ser inerente à nossa natureza humana a tendência de afastar-se dos que não são semelhantes a nós.

Ary Mendonça disse...

ACHO QUE ESSAS FTS TEM UMA MUITO DE MIM....

Lusiana Farias disse...

Ihhhhhhhhhhh, já me senti tantas vezes assim... inúmeras e incontáveis vezes...:i

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t